Petrogal mantém liderança nas exportações. Farmacêutica tira Repsol do top 10
Em 2023, o peso das dez principais empresas exportadoras no total das vendas portuguesas ao exterior foi de 17,4%. Comércio automóvel ganha estatuto nas importações. Veja o ranking elaborado pelo INE.
A lista das seis maiores empresas exportadoras em Portugal não sofreu alterações em 2023, com a Petrogal e a Autoeuropa à cabeça, mas há mudanças no resto do ranking. Segundo os dados preliminares enviados ao ECO pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a farmacêutica Lilly entrou no top 10 das principais exportadoras, ditando a saída da Repsol. Entrou também no grupo das maiores importadoras, a par da Siva e da Mercedes, empurrando para fora do ranking a EDP, a Endesa e a Aptivport.
Em 2023, o peso das principais empresas exportadoras face ao total das exportações nacionais foi de 17,4%, com um valor de vendas correspondente a 13,5 mil milhões de euros. Ambos os indicadores representam reduções face ao ano anterior, mas o INE alerta que “uma vez que os grupos das dez maiores empresas exportadoras e importadoras sofreram alterações face a 2022, os valores agregados das dez maiores empresas em cada um dos anos não são comparáveis, pelo que não é correta a aplicação da taxa de variação neste contexto”.
Olhando para as exportadoras, a Petrogal, detida pela Galp, é líder pelo terceiro ano consecutivo. Seguem-se a Volkswagen Autoeuropa e a The Navigator Company. Tal como em 2022, os lugares seguintes foram ocupados por empresas fornecedoras da indústria automóvel: a Continental Mabor (pneus), a Bosch Car Multimedia (soluções de multimédia e sensores) e a Aptivport Services (equipamento elétrico e eletrónico).
É já no sexto lugar que surge a novidade, com a farmacêutica norte-americana Lilly a entrar para este ranking. A unidade palmelense da Visteon Electronics sobe do décimo para o sétimo posto em 2023, seguida pela Faurécia, que tem várias fábricas em Portugal e cai da sexta para a nona posição. A lista fecha com a filial da multinacional alemã Purem em Tondela (que caiu um lugar).
Fora do top 10 ficou a Repsol Polímeros, a maior empresa no setor químico em Portugal e que vai receber uma ajuda estatal de 63 milhões de euros, sob a forma de crédito de imposto sobre o rendimento, para a expansão do complexo petroquímico em Sines, no distrito de Setúbal.
Veja o top 10 das principais exportadoras em Portugal
- Petrogal
- Volkswagen Autoeuropa
- The Navigator Company
- Continental Mabor – Indústria de Pneus
- Bosch Car Multimedia Portugal
- Aptivport Services
- Eli Lilly Export
- Visteon Electronics Corporation
- Faurécia – Sistemas de Escape Portugal
- Purem Tondela
Já do lado das maiores importadoras, há várias mexidas. A Petrogal mantém-se no primeiro lugar, seguida pela Autoeuropa (que subiu de terceiro para segundo). Também aqui entra diretamente para o pódio a farmacêutica Lilly. Os retalhistas alimentares Lidl e Pingo Doce sobem ambos um lugar, o principal negócio da alemã Bosch em Portugal (fábrica em Braga) mantém a posição, e a Galp Gás Natural passa do quarto para o oitavo lugar.
Além da Lilly, há outras duas entradas diretas na lista das principais importadoras: a Siva e a Mercedes-Benz, ambas no setor do comércio automóvel. Em consequência, face a 2022, saem do top 10 das compras ao exterior a EDP, a Endesa e a Aptivport. Embora caindo da oitava para a décima posição, manteve-se no ranking a Itx, do grupo de vestuário Inditex, que detém marcas como a Zara e fechou sete lojas em Portugal no ano passado.
O peso das dez principais empresas importadoras face ao total das importações nacionais foi de 14,4%, enquanto o seu valor foi de 15,1 mil milhões de euros. Novamente, os valores não são totalmente comparáveis, mas é possível perceber que o peso das maiores importadoras ainda não voltou aos níveis do pré-pandemia (era de 19,4% em 2019).
Veja o top 10 de importadoras em Portugal
- Petrogal
- Volkswagen Autoeuropa
- Eli Lilly Export
- Lidl & Companhia
- Pingo Doce – Distribuição Alimentar
- Siva – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis
- Bosch Car Multimedia Portugal
- Galp Gás Natural
- Mercedes-Benz Portugal
- Itx Portugal – Confeções
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petrogal mantém liderança nas exportações. Farmacêutica tira Repsol do top 10
{{ noCommentsLabel }}